SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Coping strategies of women victim of domestic violence: a review of Brazilian literatureShared custody: legal instrument for the fatherhood practice after divorce author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

SCHOLZ, Ana Luiza Tomazetti  and  BOTTOLI, Cristiane. Filiação no contexto do recasamento. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 167-182. ISSN 1679-494X.

Este trabalho teve como principal objetivo analisar o processo de filiação em famílias no contexto de recasamento e compreender quais fatores o influenciam nesse cenário. Foram entrevistadas duas famílias com configuração familiar mãe e padrasto, onde, as mulheres tinham uma filha em idade escolar, fruto do relacionamento conjugal anterior e os homens não possuíam filhos nem foram casados anteriormente. A metodologia adotou a pesquisa qualitativa e utilizou-se dois instrumentos: Entrevista Semiestruturada com o casal e a técnica do Desenho-Estória com as crianças.  A análise dos dados revelou que o processo de filiação no recasamento está atravessado pela necessidade de nomeação desse terceiro na cena familiar pela mãe e a autorização da mesma para que a filiação padrasto-criança se dê integralmente. Destacou-se também a diferença do tempo da criança (filiação) e do adulto (conjugalidade), bem como a necessidade de uma adoção afetiva, além do desejo de ser pai e ser filha.

Keywords : Família; Filiação; Recasamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License