SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Filiação no contexto do recasamentoReinserção de idosos no mercado de trabalho: uma etnografia de tela do filme Um Sr. Estagiário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SENA, Denise Pereira Alves de  e  PENSO, Maria Aparecida. Guarda compartilhada: instrumento jurídico para o exercício da paternidade após a separação conjugal. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 183-198. ISSN 1679-494X.

Trata-se de um artigo de revisão sistemática sobre a guarda compartilhada no Brasil, visando ampliar o espaço de debate sobre tal modalidade de guarda. Os artigos aqui estudados foram pesquisados no Portal Capes, com os critérios: artigos publicados nos últimos dez anos, nos idiomas inglês e português e revisado por pares. O resultado foi dez artigos científicos que tratavam sobre o tema, sendo seis em periódicos de Psicologia e quatro nos de Direito. A discussão dos resultados foi realizada a partir da análise das palavras chaves, ano de publicação, título e objetivo dos periódicos, além da análise dos artigos completos. Foi utilizado o programa IRAMUTEQ, nuvem de palavras, onde evidenciou-se que pai, guarda compartilhada e filho são as palavras que mais aparecem próximas, o que nos leva a concluir que a guarda compartilhada é um recurso que intenciona proporcionar o exercício da parentalidade ao pai e filho após divórcio.

Palavras-chave : Guarda compartilhada; Paternidade; Psicologia; Direito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License