SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Guarda compartilhada: instrumento jurídico para o exercício da paternidade após a separação conjugalFeminismo na terapia familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ELOI, Juliana Fernandes; LIMA, Maria Eliara Gomes  e  SILVA, Angélica Maria de Sousa. Reinserção de idosos no mercado de trabalho: uma etnografia de tela do filme Um Sr. Estagiário. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 199-212. ISSN 1679-494X.

O objetivo dessa pesquisa é problematizar o processo de reinserção de idosos no mercado de trabalho através da etnografia de tela do filme Um Sr. Estagiário”. Trata-se de um estudo com delineamento qualitativo, descritivo e exploratório. Para tanto, foi utilizada a etnografia de tela do filme Um Sr. estagiário para alcançar de modo mais intenso o contexto analisado. Os resultados apresentaram as seguintes categorias: 1) Interações entre a reinserção de idosos no mercado de trabalho e novas tecnologias, 2) Processos intergeracionais e 3) Resiliência na velhice. Conclui-se que a reinserção de idosos ao mercado de trabalho é um desafio cultural que engloba perspectivas econômicas e aspectos biopsicossociais da pessoa idosa.

Palavras-chave : Velhice; Aposentadoria; Trabalho; Relações entre gerações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License