SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Reinserção de idosos no mercado de trabalho: uma etnografia de tela do filme Um Sr. EstagiárioA propaganda e os traços de personalidade em crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

GUAHYBA, Bárbara Léa; SCHEEREN, Patrícia  e  FALCETO, Olga. Feminismo na terapia familiar. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.1, pp. 213-224. ISSN 1679-494X.

O presente estudo objetiva buscar um melhor entendimento da relação entre o feminismo e a terapia familiar e como os terapeutas podem trabalhar esta relação em terapia. Para elucidar a temática do feminismo na terapia de família, será feito um breve relato e a discussão de quatro casos. Estes ilustram diferentes situações de violência contra a mulher normalizadas pela cultura patriarcal. Argumenta-se em prol da necessidade da terapia familiar sistêmica incorporar conceitos feministas e assumir um olhar feminista possibilitando a desconstrução de padrões tradicionais da família patriarcal que reproduzem e normalizam a violência física, sexual e ou psicológica sofrida pela mulher dentro da família, com graves consequências para os filhos.

Palavras-chave : Terapia familiar; Feminismo; Violência contra a mulher; Violência intra-familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License