SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2As especificidades do casal militar: uma contribuição à psicoterapia conjugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SOUZA, Marcella Ranheri de  e  HINTZ, Helena Centeno. Cuidados inconsistentes durante a infância e relações de apego na adolescência: um estudo de caso. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 3-14. ISSN 1679-494X.

O presente trabalho consiste em um estudo de caso clínico de uma adolescente, realizado em um serviço de atendimento psicológico. Ao longo da terapia sistêmica individual foram abordados aspectos da história da paciente, como negligência, perdas, adoção intrafamiliar e apego inseguro. O processo terapêutico considerou a paciente no contexto da sua história, rede de relacionamentos e experiências, enfatizando os significados que ela atribuía a esses eventos. Assim, dentro das particularidades do caso, trabalhou-se para compreender o impacto na relação entre o tipo de cuidado recebido na infância e o apego na adolescência e construção de self. Entende-se que esse estudo pode contribuir para se pensar em estratégias de intervenção sistêmica que auxiliem a mudança na visão de pais ou cuidadores com relação ao apego de adolescentes.

Palavras-chave : Terapia sistêmica individual; Negligência; Teoria do apego; Adolescência; Relações familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License