SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Cuidados inconsistentes durante a infância e relações de apego na adolescência: um estudo de casoTerapia familiar com equipe reflexiva: contribuições e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

GABRIEL, Marilia Reginato  e  SATTLER, Marli Kath. As especificidades do casal militar: uma contribuição à psicoterapia conjugal. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 15-25. ISSN 1679-494X.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre as especificidades do casal militar com o intuito de contribuir para o atendimento em psicoterapia desses casais. O interesse em aprofundar nesse campo da conjugalidade é devido à atuação da primeira autora no contexto militar, atendendo em psicoterapia de casal os militares de um específico braço das forças armadas brasileiras. Ao atender aos casais de militares, percebeu-se que há aspectos singulares na dinâmica conjugal atravessados pelo contexto militar. Os afastamentos temporários por missões, transferências, autorrepresentação de solidez moral, diferenças de poder, pequena rede de apoio são questões discutidas no artigo. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para a atuação da psicologia com casais de militares, atentando para os atravessamentos do militarismo na dinâmica conjugal.

Palavras-chave : Conjugalidade; Casal militar; Militarismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License