SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2As especificidades do casal militar: uma contribuição à psicoterapia conjugalProblemas de comportamento infantil no contexto da família em crise conjugal: contribuições da terapia sistêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BUENO, Amanda Guedes  e  SILVA, Isabela Machado da. Terapia familiar com equipe reflexiva: contribuições e desafios. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 26-42. ISSN 1679-494X.

Por meio de um estudo de casos múltiplos, buscou-se descrever o uso de equipe reflexiva em terapia familiar. Os membros de três famílias que se encontravam em atendimento familiar com equipe reflexiva, em um serviço-escola, responderam a entrevistas individuais semiestruturadas. Procedeu-se a uma análise temática e construíram-se os temas (1) Contribuições do uso da equipe reflexiva e (2) Desafios no uso da equipe reflexiva. Os participantes relacionaram a contribuição da equipe à multiplicidade de perspectivas oferecidas e à sensação de apoio no processo psicoterápico. Entre os desafios no uso da equipe, citaram-se o contato inicial com a equipe, bem como a rotatividade de seus integrantes. Por fim, discutiu-se a necessidade de flexibilização do uso da equipe diante da complexidade de questões que as famílias trazem à terapia.

Palavras-chave : Equipe reflexiva; Processos reflexivos; Terapia familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License