SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Family therapy with reflecting team: contributions and challengesStructure and functioning’s dynamics of origin’s families of a couple with pregnancy in adolescence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

PADILHA, Cristina dos Santos; SEIDLER, Joseana Garcez da Luz  and  SILVA, Danielle Doss Damo Martins da. Problemas de comportamento infantil no contexto da família em crise conjugal: contribuições da terapia sistêmica. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 43-57. ISSN 1679-494X.

O presente artigo pretende articular elementos de um atendimento clínico familiar à luz do referencial sistêmico, buscando entender as influências do sistema familiar, especificamente do subsistema conjugal, para o surgimento e a perpetuação de sintomas desafiadores infantis. O estudo caracteriza-se como qualitativo e utiliza a abordagem metodológica do estudo de caso clínico, descrevendo o processo de terapia sistêmica familiar da criança de cinco anos identificada como Maiara. Foram oferecidos sete atendimentos, mas a família só compareceu em quatro deles. Os resultados evidenciam que a criança, através de suas crises convulsivas e de suas atitudes desafiadoras, expressa uma dificuldade do grupo familiar, mais especificamente uma crise conjugal que vinha se agravando após a chegada dos filhos. Considera-se que as sessões realizadas auxiliaram a família nas mudanças que necessitava realizar, evitando a sobrecarga emocional de seus membros, bem como a somatização da paciente identificada.

Keywords : Terapia sistêmica; Sintomas desafiadores infantis; Crise conjugal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License