SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Terapia familiar com equipe reflexiva: contribuições e desafiosEstrutura e dinâmica de funcionamento das famílias de origem de casal com gravidez na adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

PADILHA, Cristina dos Santos; SEIDLER, Joseana Garcez da Luz  e  SILVA, Danielle Doss Damo Martins da. Problemas de comportamento infantil no contexto da família em crise conjugal: contribuições da terapia sistêmica. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 43-57. ISSN 1679-494X.

O presente artigo pretende articular elementos de um atendimento clínico familiar à luz do referencial sistêmico, buscando entender as influências do sistema familiar, especificamente do subsistema conjugal, para o surgimento e a perpetuação de sintomas desafiadores infantis. O estudo caracteriza-se como qualitativo e utiliza a abordagem metodológica do estudo de caso clínico, descrevendo o processo de terapia sistêmica familiar da criança de cinco anos identificada como Maiara. Foram oferecidos sete atendimentos, mas a família só compareceu em quatro deles. Os resultados evidenciam que a criança, através de suas crises convulsivas e de suas atitudes desafiadoras, expressa uma dificuldade do grupo familiar, mais especificamente uma crise conjugal que vinha se agravando após a chegada dos filhos. Considera-se que as sessões realizadas auxiliaram a família nas mudanças que necessitava realizar, evitando a sobrecarga emocional de seus membros, bem como a somatização da paciente identificada.

Palavras-chave : Terapia sistêmica; Sintomas desafiadores infantis; Crise conjugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License