SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Problemas de comportamento infantil no contexto da família em crise conjugal: contribuições da terapia sistêmicaFamília digital: a influência da tecnologia nas relações entre pais e filhos adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

TISSOT, Daiane Wiltgen  e  FALCKE, Denise. Estrutura e dinâmica de funcionamento das famílias de origem de casal com gravidez na adolescência. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 58-74. ISSN 1679-494X.

O estudo da dinâmica familiar envolvida na gravidez na adolescência ainda é escasso no Brasil, apesar dos muitos e variados trabalhos sobre o fenômeno. Assim, o objetivo desse estudo foi investigar, sistemicamente, a estrutura e dinâmica de funcionamento das famílias de origem de um casal que vivenciou duas gestações na adolescência. O estudo de caso único teve três etapas de coleta de dados por meio de Questionário sociodemográfico, Genetograma, Entrevista semiestruturada e Entrevista Familiar Estruturada (EFE). Como principais resultados da análise temática e triangulação de dados, verificou-se a existência de patologias de fronteiras, com disfuncionais comunicação e expressão de afeto, triangulações emocionais diante da violência intrafamiliar e dependência química, e mudanças positivas no funcionamento familiar após a incidência da primeira gestação. Concluiu-se que as gestações representaram marcos para o início de evoluções familiares, mostrando a importância de intervenções preventivas que possibilitem outras vias de acesso à saúde do sistema familiar.

Palavras-chave : Gravidez na adolescência; Família; Relações familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License