SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Estrutura e dinâmica de funcionamento das famílias de origem de casal com gravidez na adolescênciaA importância do pai no tratamento sistêmico da anorexia nervosa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

NEUMANN, Débora Martins Consteila  y  MISSEL, Rafaela Jarros. Família digital: a influência da tecnologia nas relações entre pais e filhos adolescentes. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 75-91. ISSN 1679-494X.

A família contemporânea tem o crescente desafio que é a assimilação da presença das novas tecnologias que a cada dia ganham mais recursos e mais espaço nas relações parentais. O objetivo do presente estudo foi conhecer a influência da tecnologia nas relações entre pais e filhos adolescentes. Diante disso, realizou-se uma pesquisa qualitativa exploratória, os dados foram coletados através de uma entrevista estruturada, os mesmos foram analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados deste estudo apontam que a influência da tecnologia nas relações parentais apresenta aspectos positivos e negativos. Os impactos negativos dizem respeito ao afastamento, principalmente o afastamento afetivo. E os impactos positivos apontam que a tecnologia aproxima pais e filhos por facilitar a comunicação em qualquer lugar e hora. Tendo em vista, que as tecnologias estão presentes e não retrocederão, se faz necessário buscar formas de beneficiar-se desta interface como instrumento de aproximação no relacionamento parental.

Palabras clave : Relações parentais; Tecnologias; Adolescente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License