SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Família digital: a influência da tecnologia nas relações entre pais e filhos adolescentesElementos caracterizadores de representações sociais sobre relacionamentos amorosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ROSSATO, Mara Lúcia; SILVA, Douglas de Quadros da  e  RICHTER, Alessandra. A importância do pai no tratamento sistêmico da anorexia nervosa. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 92-104. ISSN 1679-494X.

Este artigo visa a tratar dos aspectos relacionados à função paterna na anorexia nervosa e da sua potencial importância dentro da terapia familiar sistêmica, após uma breve contextualização no desenvolvimento histórico do seu conceito nosológico, bem como relacionar com a figura e a função paterna na literatura científica. Há bastante informação teórica a respeito das relações intrafamiliares na anorexia, porém análises específicas da função paterna são escassas, prevalecendo os aspectos da relação mãe-filha. Abordaremos também um exemplo de caso da paciente R., diagnosticada com anorexia nervosa e tratada no grupo de Transtornos Alimentares no Centro de Atenção Psicossocial da Infância (CAPSi) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), vinculado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no qual consideramos o papel desempenhado pelo pai como fundamental para uma recuperação mais rápida e eficaz.

Palavras-chave : Anorexia nervosa; Terapia sistêmica; Função paterna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License