SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A importância do pai no tratamento sistêmico da anorexia nervosaO luto materno no desenvolvimento familiar: mães que perderam seus filhos em acidentes rodoviários índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

SCHLOSSER, Adriano  y  CAMARGO, Brigido Vizeu. Elementos caracterizadores de representações sociais sobre relacionamentos amorosos. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 105-118. ISSN 1679-494X.

O fenômeno das relações amorosas tem sido tema frequente nos discursos sociais, englobando valores, crenças e atitudes referentes às características associadas tanto ao parceiro ideal, quanto ao relacionamento amoroso ideal. Este estudo teve por objetivo identificar os elementos caracterizadores das representações sociais sobre relacionamentos amorosos, para universitários de ambos os sexos. Participaram 120 sujeitos, divididos igualmente por sexo, por meio de uma entrevista individual semi-estruturada, e analisadas com auxílio do software IRaMuTeQ. Verificou-se diferenças nos conteúdos representacionais entre homens e mulheres, em que o grupo feminino ancora seus valores em atribuições de natureza mais comportamentais do parceiro, como parceria, confiança, companheirismo e estabilidade, enquanto o grupo masculino ancora-se em atribuições mais objetivas, como atração física e sedução, por exemplos. Ressalta-se que ambos os sexos levantam os elementos amor, paixão e fidelidade. Os dados permitem comparar-se à estudos anteriores, verificando possíveis mudanças nos valores e crenças acerca de relacionamentos amorosos.

Palabras clave : Atração interpessoal; Relacionamento amoroso; Representação social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License