SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2O luto materno no desenvolvimento familiar: mães que perderam seus filhos em acidentes rodoviáriosA relação entre as práticas educativas parentais e a autoestima da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BOLASELL, Laura Teixeira; SILVA, Carolina Schneider  e  WENDLING, Maria Isabel. Resiliência familiar no tratamento de doenças crônicas em um hospital pediátrico: relato de três casos. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 134-146. ISSN 1679-494X.

A experiência de um familiar doente constantemente abre espaço para que a capacidade de resiliência da família se ponha em prática. O processo de resiliência familiar se dá através de movimentos desempenhados pela família dentro do sistema de crenças familiares, padrões organizacionais e comunicação e resolução de problemas. Este artigo foi desenvolvido como trabalho curricular do curso de Psicologia, a partir de uma experiência de estágio em um hospital pediátrico. O estudo buscou, a partir do relato de três casos, relatar o processo de resiliência familiar de pais de crianças diagnosticadas com doença crônica internadas em um hospital pediátrico. Os dados dos pacientes e familiares foram coletados através dos seus prontuários eletrônicos e de suas fichas de atendimento do Serviço de Psicologia. Conclui-se que a resiliência familiar é elemento importante no enfrentamento deste contexto e seu modelo e abordagem são de grande importância para os profissionais da saúde.

Palavras-chave : Doença crônica; Resiliência; Resiliência familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License