SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A relação entre as práticas educativas parentais e a autoestima da criançaPercepção materna acerca dos cuidados na paralisia cerebral: a importância do apoio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

TERRUGGI, Tatiana Petroni Laurito; CARDOSO, Hugo Ferrari  y  CAMARGO, Mário Lázaro. Escolha profissional na adolescência: a família como variável influenciadora. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 162-176. ISSN 1679-494X.

Neste artigo discute-se a influência da família na escolha profissional dos filhos, especificamente na fase da adolescência, período mais comum e adequado para a vivência deste processo. Foi realizado um estudo teórico abordando os temas adolescência, escolha profissional e família. Da análise, emergiu que a influência da família é um fator muitas vezes determinante na escolha. Além disso, a adolescência é uma fase de diversas mudanças e definições que também causam angústia aos jovens, e dentre elas está a escolha profissional, que exige saber sobre a área de atuação, rotina de trabalho, salário e todos os aspectos que acompanham a vida profissional do sujeito no contexto brasileiro contemporâneo. Destaca-se ainda, a importância do terapeuta e da terapia familiar no processo de acompanhamento de famílias que vivenciam a fase da escolha profissional dos filhos, de forma que, atentos ao fato, possam atuar como facilitadores no enfrentamento das mudanças em curso.

Palabras clave : Orientação profissional; Adolescência; Família.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License