SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Escolha profissional na adolescência: a família como variável influenciadoraAspectos psicológicos de uma gestação de alto risco em primigestas antes e depois do parto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

AFONSO, Tatiana; CUNHA, Katiane da Costa; PONTES, Fernando Augusto Ramos  e  SILVA, Simone Souza da Costa e. Percepção materna acerca dos cuidados na paralisia cerebral: a importância do apoio. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 177-190. ISSN 1679-494X.

A pesquisa visou compreender as percepções maternas acerca dos cuidados dispensados aos filhos com Paralisia Cerebral (PC). Entrevistou-se 13 mães de crianças diagnosticadas com PC com idades entre 0 e 12 anos moradoras da região metropolitana de Belém-PA. O estudo foi aprovado pela comissão de ética do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará obtendo parecer favorável (no. 473. 140). Os dados foram analisados sob a Teoria Fundamentada. A categoria dedicação se apresentou como principal, interligada aos códigos: práticas solitárias, medo do diagnóstico, convulsões, medo do futuro, suporte, falta de orientação e atendimentos profissionais. Concluiu-se que o manejo das práticas e o suporte levaram a diferentes trajetórias: aquelas em que as mães receberam amparo e aquelas menos apoiadas, cuja trajetória foi marcada por rupturas e sentimentos de solidão. Os resultados se mostram relevantes para a compreensão dos impactos vividos por famílias que tem filhos com deficiência.

Palavras-chave : Paralisia cerebral; Mães; Cuidado à criança; Rede de suporte; Teoria fundamentada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License