SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Percepção materna acerca dos cuidados na paralisia cerebral: a importância do apoioPerspectiva e estratégia materna ante a comunicação da criança com transtorno do espectro autista índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

ANTONIAZZI, Marina Peripolli; SIQUEIRA, Aline Cardoso  y  FARIAS, Camila Peixoto. Aspectos psicológicos de uma gestação de alto risco em primigestas antes e depois do parto. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 191-207. ISSN 1679-494X.

Este estudo teve como objetivo investigar os aspectos psicológicos de uma gestação diagnosticada de alto risco para primigestas antes e depois do nascimento. Utilizou-se delineamento de estudo de caso coletivo. Participaram desse estudo quatro primigestas que responderam a duas entrevistas antes do parto e uma pós-parto sobre aspectos da gestação e pós-parto. Os resultados e a discussão foram analisados por meio do relato clínico. As participantes indicaram que os sentimentos como medo e ansiedade comuns numa gestação de percurso normal se intensificam em uma gestação de alto risco. O processo de internação durante a gestação também se mostrou como um fator que pode ter potencializado o estresse para as participantes. A experiência do parto foi vivenciada pelas participantes com ansiedade e medo. Compreendeu-se que a rede de apoio familiar e profissionais da área da saúde pode auxiliar positivamente a maneira como as gestantes enfrentam essas questões minimizando o sofrimento.

Palabras clave : Gestação de alto risco; Rede de apoio; Promoção de saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License