SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Aspectos psicológicos de uma gestação de alto risco em primigestas antes e depois do partoDesconhecido perigoso: a relação entre o adolescente ofensor sexual e sua mãe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

PEREIRA, Lorena David; CANAL, Claudia Patrocínio Pedroza; CORREA, Mônica Cola Carielo Brotas  e  RICARDO, Lorena Santos. Perspectiva e estratégia materna ante a comunicação da criança com transtorno do espectro autista. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 208-222. ISSN 1679-494X.

Um dos desafios para familiares de crianças com transtorno do espectro autista [TEA] decorre dos prejuízos de comunicação não verbal e verbal que limitam a capacidade de interação e socialização dessas crianças. Por isso, este estudo objetivou investigar como a mãe percebe os aspectos da comunicação do filho com TEA em relação a ela e outras pessoas. Utilizou-se um questionário de caracterização pessoal e familiar e uma entrevista semiestruturada com base no método clínico de Piaget, com duas mães de dois meninos com diagnóstico de TEA e com idades de quatro e seis anos. Mediante a análise baseada no método clínico de Piaget e dos relatos das mães, constatou-se que eram elas as pessoas que melhor compreendiam os filhos com TEA pelo fato de ajustarem seus mecanismos de comunicação aos recursos comunicativos deles. Tal fato lhes possibilitava atuar como mediadoras dos interesses e demandas dos filhos relativamente às outras pessoas.

Palavras-chave : Transtorno do espectro autista; Relação mãe-criança; Comunicação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License