SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Perspectiva e estratégia materna ante a comunicação da criança com transtorno do espectro autistaCrenças dos pretendentes a adoção sobre adotar um filho com deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

FONSECA, Matheus De Costa Farage  e  COSTA, Liana Fortunato. Desconhecido perigoso: a relação entre o adolescente ofensor sexual e sua mãe. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 223-239. ISSN 1679-494X.

Este texto tem objetivo descritivo e exploratório sobre a relação entre o adolescente ofensor sexual e sua mãe, visto que o funcionamento familiar tem grande importância no comportamento ofensivo e deve ser foco de avaliação e intervenção. A partir do referencial teórico sistêmico, foi realizado um estudo de caso qualitativo por meio de análise documental, tendo como base os registros e materiais produzidos em um atendimento terapêutico familiar. Foram observadas dinâmicas familiares transgeracionais, vinculação afetiva distante e de rejeição entre a mãe e filho, inexistência da figura paterna, experiências traumáticas vividas pelo adolescente e uma estrutura familiar rígida e desmembrada. Os resultados apresentaram relação com a produção científica e corroboram a necessidade de intervenção tanto com o adolescente que comete abuso sexual, como com sua família.

Palavras-chave : Adolescente ofensor sexual; Estudo de caso; Relação familiar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License