SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Dangerous uknown: the relationship between the adolescent sexual offender and his motherViolence and transgerationality: family relations of young people which fulfill socio-educational measures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

SILVA, Francieli Maria da; VITORINO, Maitê  and  PORTES, João Rodrigo Maciel. Crenças dos pretendentes a adoção sobre adotar um filho com deficiência. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 240-255. ISSN 1679-494X.

Este artigo tem como objetivo investigar as crenças que os pretendentes a adoção possuem sobre a possibilidade de adotar um filho com deficiência. Participaram dessa pesquisa nove casais com idades entre 29 e 51 anos, que aguardaram aproximadamente um ano para serem chamados para a avaliação psicossocial em uma comarca do Estado de Santa Catarina. Para a coleta de dados, utilizou-se como instrumento a entrevista semiestruturada, sendo que os temas investigados foram: motivações dos casais para a prática de adoção, conhecimento acerca da deficiência, o que pensam sobre a adoção de um filho com deficiência e as características que almejam no futuro filho. Os resultados indicaram que as barreiras se sobressaem, sendo que as mais destacadas foram: dependência, tempo e condição financeira. Em relação as características, os casais participantes relataram desejar um filho semelhante a eles, tanto na aparência física, quanto na personalidade.

Keywords : Adoção; Deficiência; Família.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License