SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Crenças dos pretendentes a adoção sobre adotar um filho com deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

BRONDANI, Renata Petry  e  ARPINI, Dorian Mônica. Violência e transgeracionalidade: relações familiares de jovens que cumprem medidas socioeducativas. Pensando fam. [online]. 2019, vol.23, n.2, pp. 256-270. ISSN 1679-494X.

O presente estudo objetivou discutir a vivência de violências intrafamiliares, a partir da perspectiva da transgeracionalidade nos contextos de jovens que cometeram atos infracionais. Para tanto, através de uma metodologia qualitativa de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com jovens que se encontravam cumprindo a medida socioeducativa de semiliberdade. O procedimento de análise do material foi realizado a partir da análise de conteúdo temática. Foi possível constatar, a partir do relato dos jovens, a ocorrência de diversas formas de violência intrafamiliar, bem como a existência de um padrão de transmissão geracional, no qual, membros das famílias também estiveram em conflito com a lei. Assim, destaca-se a necessidade da efetivação de políticas públicas que ampliem e fortaleçam a proteção integral no intuito de romper essa herança familiar marcada por ciclos de violência.

Palavras-chave : Violência; Família; Ato infracional; Relações familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License