SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1As relações familiares diante da COVID-19: recursos, riscos e implicações para a prática da terapia de casal e família índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

ORNELL, Felipe et al. Violência doméstica e consumo de drogas durante a pandemia da COVID-19. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 3-11. ISSN 1679-494X.

A pandemia da COVID-19 tem gerado inúmeros desafios em diversas esferas sociais e políticas. A inexistência de fármacos para imunização ou tratamento tornou o isolamento social a principal estratégia para conter a disseminação da doença. Diante disso, inúmeras mudanças drásticas no cotidiano individual, familiar e social tem sido observadas, gerando estressores potenciais que podem facilitar a instalação de conflitos. Isso tem implicado no aumento dos casos de violência doméstica, sobretudo durante a quarentena. Diversos fatores podem explicar este fenômeno como o estresse, dificuldades econômicas, maior tempo de convívio e o aumento do consumo de substâncias. Além disso, o isolamento social limitou a possibilidade vítimas de violência acionarem as redes de apoio sociais ou assistenciais. Assim, conduzimos um estudo teórico reflexivo com o objetivo de discutir os principais impactos da pandemia nas mulheres vítimas de violência doméstica e sua interface com o consumo de substâncias, bem como propor recomendações de ações para os diferentes níveis de atuação.

Palabras clave : Violência doméstica; Substancias psicoativas; COVID-19.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License