SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Violência doméstica e consumo de drogas durante a pandemia da COVID-19Representações sociais da família na contemporaneidade: uma revisão integrativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

SILVA, Isabela Machado da et al. As relações familiares diante da COVID-19: recursos, riscos e implicações para a prática da terapia de casal e família. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 12-28. ISSN 1679-494X.

A COVID-19 traz repercussões macroestruturais ao status econômico, social e laboral que podem impactar o funcionamento conjugal e familiar. Neste artigo, enfocamos os recursos e riscos familiares durante a pandemia da COVID-19. Por meio de uma revisão narrativa da literatura, que incluiu estudos nacionais e internacionais, abordamos (a) conjugalidade, (b) coparentalidade, (c) parentalidade e (d) implicações para a prática da terapia de casal e família nesse contexto. Terapeutas de casal e família devem atuar no sentido de promover a coesão, flexibilidade e comunicação. Destaca-se a importância da atribuição de significados à pandemia e às experiências vivenciadas, assim como da esperança na superação dos desafios, enquanto se encorajam divisões de tarefas domésticas mais igualitárias. Discutimos a relevância de investir em estratégias que otimizem processos protetivos das relações familiares.

Palabras clave : COVID-19; Relações familiares; Relações conjugais; Terapia de família e casal; Terapia online.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License