SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1As relações familiares diante da COVID-19: recursos, riscos e implicações para a prática da terapia de casal e famíliaA transmissão transgeracional dos modelos conjugais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

SOMBRIO CARDOSO, Alexandra et al. Representações sociais da família na contemporaneidade: uma revisão integrativa. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 29-44. ISSN 1679-494X.

Na contemporaneidade, o entendimento de família é complexo, pois exige análise e reflexão de aspectos históricos, sociais, culturais e materiais. Observa-se uma transformação estrutural e conceitual de família e se faz necessário compreender como os indivíduos a entendem ou representam socialmente a mesma. O presente estudo objetivou realizar uma revisão integrativa com vistas a analisar as representações sociais da família. Após estabelecidos os critérios de elegibilidade e refinamento da busca, foram identificados 14 artigos. Os mesmos foram analisados e submetidos à análise de conteúdo, com o auxílio do software Endnote. Os resultados foram sistematizados em duas categorias principais e suas subcategorias: a minha família (família é cuidar, família: representações positivas, família é relação, família tradicional e não tradicional) e a família do outro (Culpabilidade e responsabilidade, família “desestruturada”), evidenciando uma diferenciação importante, com defesas e atribuições positivas a minha família e críticas à família do outro. Este resultado possibilita reflexões para o entendimento de família e subsídios para os profissionais quanto à compreensão e intervenção sobre esta demanda.

Palabras clave : Representações sociais; Família; Revisão integrativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License