SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Representações sociais da família na contemporaneidade: uma revisão integrativaInfidelidade, satisfação sexual e conjugal e habilidades sociais entre casais que passaram por traição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SCHULZ, Cassiana  e  COLOSSI, Patrícia Manozzo. A transmissão transgeracional dos modelos conjugais. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 45-64. ISSN 1679-494X.

A transgeracionalidade caracteriza-se pela transmissão de modelos familiares, perpassando gerações. Este estudo teve o objetivo de analisar padrões transgeracionais expressos na conjugalidade de um casal em primeira relação conjugal, com até cinco anos de convivência, residente do RS. Os parceiros responderam a uma entrevista conjunta, e outra, individual, com foco nas percepções das heranças familiares. A análise dos dados revelou aspectos transgeracionais identificados para além da cultura e valores familiares de origem. Os resultados referiram a individuação dos sujeitos, os aprendizados familiares e adaptação conforme suas demandas individuais e conjugais, revelando-se um aspecto funcional. Os padrões da relação mostraram-se positivos, já que o casal investigado se mostrou disponível à transformação dos padrões familiares qualificando a relação atual. O presente estudo pode auxiliar profissionais de diferentes áreas do conhecimento que atendem casais e famílias nos diferentes níveis de prevenção para a compreensão dos casos e possível intervenção.

Palavras-chave : Conjugalidade; Cônjuges; Família de origem; Transgeracionalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License