SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A transmissão transgeracional dos modelos conjugaisContribuições de Murray Bowen à terapia familiar sistêmica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

SANTOS, Laís Rocha  y  CERQUEIRA-SANTOS, Elder. Infidelidade, satisfação sexual e conjugal e habilidades sociais entre casais que passaram por traição. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 67-78. ISSN 1679-494X.

Este estudo averiguou a percepção e compreensão de homens e mulheres sobre infidelidade nos relacionamentos conjugais, além das principais motivações ou fatores envolvidos na infidelidade. As experiências infiéis foram investigadas a partir da satisfação sexual e conjugal, as habilidades sociais conjugais e as atitudes e crenças frente ao fenômeno. Foi realizado um estudo online que contou com 531 respondentes de diversas regiões do Brasil. Utilizou-se um questionário sociodemográfico, bem como quatro escalas que buscaram mensurar a satisfação sexual, atitudes em relação à infidelidade, satisfação conjugal e habilidades conjugais. Foram realizadas análises descritivas e bivariadas de correlação e comparação de médias, onde o grupo de sujeitos que haviam sido infiéis se mostrou menos satisfeito sexual e conjugalmente, apresentou ainda atitudes mais positivas em relação a infidelidade e menos habilidades sociais conjugais. O estudo debate como tais variáveis estão relacionadas às vivências das pessoas que passaram pela infidelidade.

Palabras clave : Infidelidade; Satisfação; Percepção; Conjugalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License