SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Infidelidade, satisfação sexual e conjugal e habilidades sociais entre casais que passaram por traiçãoParentalidade e problemas emocionais e comportamentais: análise transgeracional a partir da Teoria de Murray Bowen índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

OTTO, Ana Flávia Nascimento  y  RIBEIRO, Maria Alexina. Contribuições de Murray Bowen à terapia familiar sistêmica. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 79-95. ISSN 1679-494X.

Este artigo apresenta um ensaio teórico sobre as contribuições de Murray Bowen para a Terapia Familiar Sistêmica. Apesar de ser um dos pioneiros da psicologia sistêmica, suas obras nunca foram publicadas em português. Dada a importância da teoria de Bowen para o campo da terapia familiar, este trabalho visa discutir alguns aspectos teóricos e práticos que podem ajudar os profissionais no trabalho com famílias. A partir da descrição dos sistemas emocional, afetivo e intelectual, apresentam-se os oito conceitos de Bowen, com destaque para a diferenciação do self e sua importância na proposta terapêutica boweniana. São ressaltadas duas características distintas da Terapia Familiar Sistêmica de Bowen: a diferenciação do self do terapeuta e a terapia familiar com um só membro da família.

Palabras clave : Terapia familiar; Murray Bowen; Diferenciação do self.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License