SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Contribuições de Murray Bowen à terapia familiar sistêmicaTal como nossas mães?: Problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

PEREIRA NETO, Élida Fluck  e  GRZYBOWSKI, Luciana Suárez. Parentalidade e problemas emocionais e comportamentais: análise transgeracional a partir da Teoria de Murray Bowen. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 96-112. ISSN 1679-494X.

Teorias da parentalidade associam esse subsistema ao desenvolvimento saudável ou disfuncional das crianças. Na abordagem sistêmica, Bowen teoriza sobre o funcionamento e o surgimento de sintomas na família. Assim, o objetivo deste estudo foi compreender as relações parentais a partir da teoria do autor em famílias de crianças com problemas emocionais e/ou comportamentais. O estudo de casos múltiplos foi realizado com três famílias de meninas entre seis e 11 anos. Foram utilizados Child Behaviour Check-List, Genograma e três entrevistas semi-estruturadas com cada família. Entrevistas foram gravadas e transcritas para análise temática de conteúdo com categorias a priori de conceitos Bowenianos. Reatividade e rompimento emocionais impactaram na diversidade de práticas de controle e disciplina. A teoria do autor contribuiu para a compreensão do surgimento de sintomas internalizantes, apesar da presença de estratégias parentais consistentes. Destaca-se a relevância clínica do estudo, contribuindo para discussão da aplicabilidade da teoria Boweniana na área.

Palavras-chave : Parentalidade; Desenvolvimento infantil; Diferenciação de self.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License