SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Parentalidade e problemas emocionais e comportamentais: análise transgeracional a partir da Teoria de Murray BowenCrianças em acolhimento institucional: dificuldades e possibilidades para a reinserção familiar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

MARIN, Angela Helena; TEIXEIRA, Thaís Pinto  e  GHEDIN, Dienifer Mattos. Tal como nossas mães?: Problemas emocionais e de comportamento materno-filiais e desempenho escolar infantil. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 113-127. ISSN 1679-494X.

Objetivou-se avaliar a associação entre indicadores de problemas emocionais e de comportamento percebidos por mães sobre si e seus filhos/as, e a sua inter-relação com o desempenho escolar infantil. Desenvolveu-se uma pesquisa correlacional, da qual participaram 45 crianças, matriculadas no Ensino Fundamental I, e suas mães, acessadas por conveniência em duas escolas municipais de São Leopoldo/RS, que responderam ao Questionário sobre os Dados Sociodemográficos da Família, Inventário de Autoavaliação para Adultos de 18 a 59 anos, Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes entre seis e 18 anos e Teste de Desempenho Escolar. Os resultados evidenciaram associações positivas entre problemas internalizantes e externalizantes infantis e maternos. Os sintomas de isolamento/depressão e os problemas de pensamento se associariam negativamente ao desempenho escolar, enquanto os problemas sociais relacionaram-se ao baixo desempenho em leitura. Tais achados indicam que aspectos emocionais e de comportamento adulto afetam a saúde mental e a aprendizagem infantil.

Palavras-chave : Problemas emocionais; Problemas de comportamento; Desempenho escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License