SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Institutionalized children: difficulties and possibilities for family reintegrationSocial representations of dating violence elaborated by adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

SILVA, Emeline Pompeo da  and  LUCAS, Michele Gaboardi. Relação entre irmãos: a percepção do primogênito. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 144-159. ISSN 1679-494X.

O nascimento do segundo filho constitui, de maneira simultânea, o início da relação fraterna e do conflito intrageracional. O presente estudo investigou os impactos do nascimento do segundo filho para o primogênito, com ênfase em como ocorre a relação fraterna na perspectiva do irmão mais velho em idade adulta. A pesquisa teve cunho qualitativo com caráter exploratório. Assim, foram entrevistados seis primogênitos com idade entre vinte e quarenta anos, escolhidos a partir de sugestões de profissionais psicólogos da rede de contatos das pesquisadoras e por intermédio da técnica da bola de neve. A análise dos dados foi realizada de modo qualitativo, com base na análise de conteúdo. Constatou-se que o vínculo fraterno é uma relação estabelecida na continuidade do tempo. As lembranças partilhadas no decorrer da infância e da adolescência e as memórias da vivência familiar irão auxiliar na manutenção, ou não, do vínculo entre irmãos na vida adulta.

Keywords : Primogênito; Segundo filho; Relação fraterna; Relações familiares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License