SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Crianças em acolhimento institucional: dificuldades e possibilidades para a reinserção familiarRepresentações sociais da violência no namoro elaboradas por adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

SILVA, Emeline Pompeo da  y  LUCAS, Michele Gaboardi. Relação entre irmãos: a percepção do primogênito. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 144-159. ISSN 1679-494X.

O nascimento do segundo filho constitui, de maneira simultânea, o início da relação fraterna e do conflito intrageracional. O presente estudo investigou os impactos do nascimento do segundo filho para o primogênito, com ênfase em como ocorre a relação fraterna na perspectiva do irmão mais velho em idade adulta. A pesquisa teve cunho qualitativo com caráter exploratório. Assim, foram entrevistados seis primogênitos com idade entre vinte e quarenta anos, escolhidos a partir de sugestões de profissionais psicólogos da rede de contatos das pesquisadoras e por intermédio da técnica da bola de neve. A análise dos dados foi realizada de modo qualitativo, com base na análise de conteúdo. Constatou-se que o vínculo fraterno é uma relação estabelecida na continuidade do tempo. As lembranças partilhadas no decorrer da infância e da adolescência e as memórias da vivência familiar irão auxiliar na manutenção, ou não, do vínculo entre irmãos na vida adulta.

Palabras clave : Primogênito; Segundo filho; Relação fraterna; Relações familiares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License