SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Relação entre irmãos: a percepção do primogênitoA experiência do pai adolescente no primeiro ano de vida da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

SILVA, Karla Costa et al. Representações sociais da violência no namoro elaboradas por adolescentes. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 160-174. ISSN 1679-494X.

Este estudo teve como objetivo apreender as Representações Sociais (RS) de adolescentes acerca da violência no namoro (VN). Trata-se de um estudo misto, quantitativo e qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, que contou com a participação de 30 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos (M=15,66; DP=1,29), predominantemente do sexo masculino (53,3%). Para coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e entrevistas semiestruturadas, tendo suas respostas submetidas a Análise Hierárquica Descendente (CDH) e de Similitude (AS), desempenhadas com o software IRaMuTeQ. Tais análises apontaram para uma compreensão multifacetada da VN por parte dos atores sociais do estudo, percebendo-se a tentativa de transformar o saber reificado acerca da violência em teorias do senso comum. Espera-se que esse estudo possibilite aprofundamentos teóricos-conceituais acerca da VN entre adolescentes, bem como, auxilie no planejamento de práticas interventivas voltadas a esta população.

Palavras-chave : Adolescente; Violência no namoro; Representações sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License