SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Social representations of dating violence elaborated by adolescentsPaternity in adolescence and family relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

DEUS, Meiridiane Domingues de et al. A experiência do pai adolescente no primeiro ano de vida da criança. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 175-189. ISSN 1679-494X.

Este estudo busca compreender como adolescentes de classes populares percebem a experiência da paternidade durante o primeiro ano de vida da criança. Participaram do estudo três adolescentes, pais pela primeira vez de um bebê. Foi realizada entrevista semiestruturada. Utilizou-se o delineamento de estudo de caso coletivo, de caráter longitudinal, com atenção às particularidades e semelhanças entre os casos. Os principais resultados destacam a paternidade adolescente como algo inesperado neste momento de vida dos adolescentes, mas que possibilitou sentimentos positivos como realização, responsabilidade e orgulho. Após o nascimento do bebê, houve modificações nas prioridades e rotinas dos pais. E após um ano da criança, perceberam que os cuidados são diferentes dos que eram realizados no período de até 40 dias. Salienta-se a importância da elaboração e realização de ações de saúde como foco na transição e intervenção no contexto da paternidade adolescente para que seja possível acompanhar os pais durante a experiência de tornar-se pais.

Keywords : Paternidade; Adolescência; Relações pai-criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License