SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Representações sociais da violência no namoro elaboradas por adolescentesPaternidade na adolescência e as relações familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

DEUS, Meiridiane Domingues de et al. A experiência do pai adolescente no primeiro ano de vida da criança. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 175-189. ISSN 1679-494X.

Este estudo busca compreender como adolescentes de classes populares percebem a experiência da paternidade durante o primeiro ano de vida da criança. Participaram do estudo três adolescentes, pais pela primeira vez de um bebê. Foi realizada entrevista semiestruturada. Utilizou-se o delineamento de estudo de caso coletivo, de caráter longitudinal, com atenção às particularidades e semelhanças entre os casos. Os principais resultados destacam a paternidade adolescente como algo inesperado neste momento de vida dos adolescentes, mas que possibilitou sentimentos positivos como realização, responsabilidade e orgulho. Após o nascimento do bebê, houve modificações nas prioridades e rotinas dos pais. E após um ano da criança, perceberam que os cuidados são diferentes dos que eram realizados no período de até 40 dias. Salienta-se a importância da elaboração e realização de ações de saúde como foco na transição e intervenção no contexto da paternidade adolescente para que seja possível acompanhar os pais durante a experiência de tornar-se pais.

Palavras-chave : Paternidade; Adolescência; Relações pai-criança.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License