SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1A experiência do pai adolescente no primeiro ano de vida da criançaIntervenções familiares para prevenir comportamentos de risco na adolescência: possibilidades a partir da Teoria Familiar Sistêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

MIURA, Paula Orchiucci; SANTOS, Kedma Augusto Martiniano  e  LIMA, Estefane Firmino de Oliveira. Paternidade na adolescência e as relações familiares. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 190-206. ISSN 1679-494X.

O conceito de paternidade vem sendo modificado nas últimas décadas. O objetivo deste estudo foi compreender e analisar o desenvolvimento da paternidade na adolescência, bem como as relações familiares engendradas nesse processo. Para coleta dos dados, dois adolescentes pais participaram da pesquisa, e foram aplicados os seguintes instrumentos durante o pré-natal: formulário de caracterização do perfil socioeconômico e de produção e reprodução social; entrevistas semiestruturada e; desenho da família com estória. Pôde-se observar que os pais se autodeclararam pardo e negro, possuem renda familiar baixa, diferentes níveis de escolaridade, estavam em relação estável com as adolescentes mães e relataram que o apoio das famílias no momento da gravidez era muito importante. Os pais demonstraram mudanças na relação conjugal durante a gravidez, participação na escolha dos nomes dos bebês e constituição do bebê imaginário. Conclui-se a importância das relações familiares no momento da gravidez e a relação com o próprio pai para o desenvolvimento da paternidade na adolescência.

Palavras-chave : Paternidade na adolescência; Maternidade na adolescência; Relações familiares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License