SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Paternity in adolescence and family relationsParental practices and associations with self-esteem and depression in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

PINHEIRO-CAROZZO, Nádia P.; SILVA, Isabela M. da; MURTA, Sheila G.  and  GATO, Jorge. Intervenções familiares para prevenir comportamentos de risco na adolescência: possibilidades a partir da Teoria Familiar Sistêmica. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 207-223. ISSN 1679-494X.

Esta revisão narrativa visa discutir como a Teoria Familiar Sistêmica (TFS) pode contribuir para a prevenção ao envolvimento em comportamentos de risco na adolescência. A alternativa proposta baseia-se na promoção de fatores como limites e afeto, acolhimento aos sentimentos e às necessidades dos membros da família; estabelecimento de fronteiras nítidas que permitam o desenvolvimento de autonomia e pertencimento; e presença de uma comunicação familiar efetiva e de valores familiares pró-sociais. Para tanto, diferentes técnicas podem ser usadas, tais como a reestruturação, o genograma, as técnicas narrativas, a linha do tempo, as metáforas e a escultura familiar. Este estudo apontou a viabilidade do uso da TFS como teoria que embasa o desenvolvimento de intervenções familiares preventivas e oferece ferramentas para familiares e profissionais. Estudos futuros devem examinar mecanismos de mudança em intervenções preventivas familiares e a avaliação empírica do uso das técnicas apresentadas.

Keywords : Comportamento de risco; Intervenções familiares preventivas; Teoria Familiar Sistêmica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License