SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Intervenções familiares para prevenir comportamentos de risco na adolescência: possibilidades a partir da Teoria Familiar SistêmicaTerapia familiar afirmativa com lésbicas, gays e bissexuais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

WENDT, Guilherme Welter  e  APPEL-SILVA, Marli. Práticas parentais e associações com autoestima e depressão em adolescentes. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 224-238. ISSN 1679-494X.

A presente investigação buscou avaliar as relações entre as práticas parentais (PP) com autoestima e sintomas de depressão em adolescentes, utilizando, especificamente, análises correlacionais e modelos de regressão linear Os resultados mostraram associações mais robustas entre PP com a depressão do que com autoestima. A nálises de regressão indicaram que sexo, intrusividade e apoio emocional explicar am cerca de um quarto da sintomatologia depressiva. Tomados em conjunto, os achados da investigação reforçam que os comportamentos emitidos pelos pais na educação dos seus filhos podem se associar tanto com desfechos negativos, como depressão, como com desfechos positivos (autoestima).

Palavras-chave : Práticas parentais; Adolescência; Autoestima; Depressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License