SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Práticas parentais e associações com autoestima e depressão em adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

LEITE, Madalena  y  CATELAN, Ramiro Figueiredo. Terapia familiar afirmativa com lésbicas, gays e bissexuais. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.1, pp. 239-254. ISSN 1679-494X.

As práticas psicológicas com indivíduos lésbicas, gays e bissexuais (LGB) vêm sendo exercidas de modo muitas vezes inadequado, amparadas numa lógica heteronormativa e que hostiliza as orientações não-heterossexuais. Considerando este cenário, nosso artigo tem como objetivo principal apresentar os elementos básicos da terapia familiar afirmativa, um modelo para trabalhar com famílias com membros LGB, de forma a desenvolver intervenções culturalmente sensíveis, empáticas e respeitosas em relação à diversidade sexual. Num primeiro momento, descreve-se o panorama da despatologização da homossexualidade. A seguir, apresenta-se o modelo conceitual do preconceito e estresse de minoria, útil para a compreensão dos impactos da violência na saúde mental de pessoas LGB. Também são relatados alguns dados empíricos sobre apoio familiar e saúde mental de pessoas LGB. Subsequentemente, o modelo das competências multiculturais e terapia afirmativa é abordado. Após, são apresentadas estratégias para manejo terápico, bem como exemplos clínicos fictícios para ilustrar a prática. Conclui-se que terapeutas com viés devem ter conhecimento dos desafios enfrentados pela população LGB e desenvolver instrumentalização para um trabalho mais adequado.

Palabras clave : Terapia familiar; Terapia afirmativa; Diversidade sexual.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License