SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Conflito conjugal e sistema parental: uma revisão integrativa da literatura nacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

ALMEIDA, Thiago de. Solidão, solitude e a pandemia da COVID-19. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 3-14. ISSN 1679-494X.

Hoje vivemos mais. No entanto, aparentemente vivemos sozinhos mesmo em um mar de relacionamentos interpessoais. As relações interpessoais como amizades, amores, colegas de trabalho e familiares, são de grande importância na nossa vida. Contudo, a pandemia da COVID-19 reformulou relacionamentos pessoais de uma maneira sem precedentes. Medidas de distanciamento de contato físico isolaram pessoas, amigos e parceiros afetivossexuais. No entanto, ao ser imposto o isolamento de contato físico como regra única para prevenção e controle de uma pandemia planetária, a COVID-19, o coronavírus tornou-se inimigo número um dos relacionamentos interpessoais. Este estudo objetiva discorrer sobre o fenômeno da solidão no mundo contemporâneo afetados pelas consequências pandêmicas do novo coronavírus.

Palavras-chave : Solidão; Solitude; COVID-19; Pandemia; Quarentena.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License