SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Solidão, solitude e a pandemia da COVID-19Conjugalidade e parentalidade em casais homossexuais e heterossexuais: revisão integrativa da literatura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

KOPROWSKI, Ana Helena; GALINDO, Gabriela Senedese de Pauli  y  GOMES, Lauren Beltrão. Conflito conjugal e sistema parental: uma revisão integrativa da literatura nacional. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 15-31. ISSN 1679-494X.

Trata-se de uma revisão integrativa da produção científica nacional acerca das relações entre conflito conjugal e parentalidade. Realizou-se buscas de artigos publicados em periódicos indexados entre os anos de 2008 e 2020, nas bases de dados Scielo, Index Psicologia e PePSIC. De um montante de 164 documentos, foram analisados 15 artigos científicos. Embora a continuidade do interesse pela temática ao longo dos últimos anos, constatou-se a escassez de pesquisas no contexto nacional. Os estudos evidenciaram a permeabilidade entre os sistemas conjugal e parental e, mesmo que tenham apontado a bidirecionalidade das relações entre eles, focaram nos impactos dos conflitos conjugais sobre a parentalidade e enfatizaram os conflitos conjugais negativos em detrimento dos positivos. Os achados podem contribuir para a construção e incremento de políticas públicas direcionadas à promoção do desenvolvimento familiar, e para o aperfeiçoamento de intervenções junto às famílias, focadas na identificação e incremento de estratégias positivas de resolução de conflitos.

Palabras clave : Conflito conjugal; Relações conjugais; Parentalidade; Relações familiares.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License