SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Conflito conjugal e sistema parental: uma revisão integrativa da literatura nacionalInfluências da transgeracionalidade em gestantes primigestas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

MATA, Joziana Jesus da; SANTOS, Manoel Antônio dos  e  SCORSOLINI-COMIN, Fabio. Conjugalidade e parentalidade em casais homossexuais e heterossexuais: revisão integrativa da literatura. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 32-45. ISSN 1679-494X.

A instituição família tem passado por mudanças significativas na transição do modelo tradicional-patriarcal ao contemporâneo. Este estudo teve por objetivo apresentar uma revisão integrativa acerca da experiência da conjugalidade e parentalidade por casais do mesmo sexo em comparação a casais heterossexuais. A partir de uma busca empreendida nas bases/bibliotecas LILACS, PubMed, PePSIC, PsycINFO e SciELO (2007-2018), foram recuperados 23 estudos. A revisão permitiu responder à pergunta norteadora, por meio das publicações indexadas em bases nacionais e internacionais. Fica evidente que as maiores diferenças aparecem no modo como a sociedade percebe os casais do mesmo sexo, persistindo ainda muitos preconceitos e estigmas que desqualificam outros padrões familiares dissidentes dos tradicionais. Este estudo evidenciou lacunas importantes em termos de estudos empíricos que permitam compreender melhor como são as vivências desses casais e como organizam suas rotinas com filhos.

Palavras-chave : Conjugalidade; Parentalidade; Homossexualidade; Relações familiares; Revisão de literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License