SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Conjugalidade e parentalidade em casais homossexuais e heterossexuais: revisão integrativa da literaturaPrática em educação parental: impacto das intervenções na visão de mães índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

GUIRADO, Raquel Marques Benazzi  y  MOTTA, Ivonise Fernandes. Influências da transgeracionalidade em gestantes primigestas. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 46-60. ISSN 1679-494X.

Neste trabalho, a transgeracionalidade pode ser vista como essencial na formação da identidade materna e em toda sua carga psíquica, como costumes, ideias, valores, traumas, fardos e segredos que envolvem a gestante e que terão influências na construção de sua identidade. Assim, busca-se constatar e determinar as influências da transgeracionalidade nas mães primigestas, por meio de uma entrevista semidirigida, sendo feita, posteriormente, sua análise de conteúdo. A gestante selecionada tem as avós da criança vivas e presentes, tanto materna quanto paterna, o que permite diferenciar a influência que cada família exerce. A partir da entrevista, foi possível notar que a gestante sofre muita influência maternal e, realmente, a presença, as ideias e os costumes fazem-na abdicar com frequência dos seus conceitos para seguir os da família, muitas vezes trazendo frustração à nova mãe, que não se sente livre para exercer seu papel materno em seu modelo ideal.

Palabras clave : Primigesta; Herança; Familiar; Transgeracionalidade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License