SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Influences of transgenerationality on primigravidae pregnant womenThe place of desire for abortion in parenting: a bioethical reflection author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

SILVA, Ana Claudia Pinto da; CASSEL, Paula Argemi; PATIAS, Naiana Dapieve  and  ABAID, Josiane Lieberknecht Wathier. Prática em educação parental: impacto das intervenções na visão de mães. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 61-74. ISSN 1679-494X.

Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção de mães sobre o impacto de um grupo de educação parental em suas práticas educativas, e avaliar padrões de educação das cuidadoras na relação com filhos. Participaram deste estudo cinco cuidadoras de crianças de seis a oito anos. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados foram uma entrevista inicial com as famílias e um diário de campo. Foi realizada análise de conteúdo e os principais resultados indicam que, no geral, houve mudanças significativas no manejo parental das mães com os filhos após as intervenções grupais, conforme suas percepções. Conclui-se que a intervenção de educação parental foi fundamental neste grupo, pois é dentro do contexto familiar que as crianças aprendem a relacionar-se com as outras pessoas e com o mundo. Desse modo, atuar junto às cuidadoras é uma forma de modificar contingências responsáveis pela inscrição de comportamentos indesejáveis.

Keywords : Crianças; Mães; Práticas Educativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License