SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Prática em educação parental: impacto das intervenções na visão de mãesComo é ser pai numa família monoparental masculina? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

FAVARO, Mariana; RUCKL, Sarah Cristina Zanghellini; SANCHES, Mário Antônio  e  SIMAO-SILVA, Daiane Priscila. O lugar do desejo de aborto na parentalidade: uma reflexão bioética. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 75-89. ISSN 1679-494X.

O aborto é um tema dilemático e sensível. Dessa forma, seus aspectos demográficos são ainda elusivos. O objetivo dessa pesquisa foi obter/ analisar dados demográficos do risco do desejo de aborto. Foi aplicado no Estado do Paraná o instrumento “Planejamento da Parentalidade no Contexto da Bioética”. Dos 1608 participantes (74,2% se identificaram como mulheres e 24,94% como homens) 4,5% responderam ter desejado fortemente o aborto. Para os pais que não planejaram a gravidez (39,9% dos participantes) o forte desejo do aborto correspondeu a 51,4%. Ao correlacionar esse desejo com as demais variáveis, fica evidente que a vulnerabilidade deve ser considerada no desenvolvimento da parentalidade, pois impacta o planejamento familiar e o desejo de aborto, para além das questões sociais e de gênero. Este estudo aponta a necessidade de ampliação de estudos demográficos do desejo do aborto, bem como utilização da Bioética como ferramenta nos programas de planejamento familiar.

Palavras-chave : Aborto; Parentalidade; Gênero; Condições socioeconômicas; Bioética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License