SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2O lugar do desejo de aborto na parentalidade: uma reflexão bioéticaInfidelidade virtual: revisão integrativa da literatura científica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

TACHIBANA, Miriam  e  REZENDE, Guilherme Goulart de. Como é ser pai numa família monoparental masculina?. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 90-105. ISSN 1679-494X.

Embora a maioria das famílias monoparentais seja feminina, vê-se um incremento significativo de homens que vêm ocupando o lugar de genitor exclusivo junto aos filhos. Assim, esse estudo objetivou investigar a experiência de homens de famílias monoparentais masculinas. Para tanto, quatro pais foram entrevistados individualmente, sendo que, após a realização de cada entrevista, foi redigida uma narrativa transferencial, pelo entrevistador, sobre aquele encontro, incluindo suas impressões contratransferenciais. O conjunto das quatro narrativas foi analisado psicanaliticamente, à luz da Teoria dos Campos de Herrmann, sendo identificados os campos “Na tradição”, “Segunda chance” e “No improviso”. Observou-se que os participantes apresentavam manifestações ancoradas no imaginário patriarcal, mas experienciavam, de modo improvisadamente organizado, a possibilidade de serem pais melhores do que já haviam sido ou do que já haviam tido. Vê-se que a configuração familiar do tipo monoparental revela-se, por excelência, como um campo de investigação que viabiliza reflexões sobre a parentalidade na contemporaneidade.

Palavras-chave : Paternidade; Parentalidade; Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License