SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Como é ser pai numa família monoparental masculina?O consumo abusivo de álcool entre mulheres rurais e suas relações familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

LIMA, Rafael Diniz de  e  BRUNS, Maria Alves de Toledo. Infidelidade virtual: revisão integrativa da literatura científica. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 106-119. ISSN 1679-494X.

A infidelidade amorosa é um fenômeno presente no cotidiano de muitos casais e apontada como um dos principais motivos para a busca por terapia de casais e para o divórcio. Com o advento da internet, a infidelidade no ambiente virtual se torna um fenômeno contemporâneo que merece investigação. Diante dessa realidade, o presente estudo buscou, por meio de uma revisão integrativa da literatura nacional e internacional, identificar o que o saber científico apresenta acerca da infidelidade virtual e suas implicações para a vida amorosa. Foi realizada uma revisão da literatura nos indexadores Bireme, Pubmed, PsycINFO e Bvspsi a partir do descritor ‘internet infidelity’ e seu correspondente em português “infidelidade virtual”. A literatura científica apresenta três grandes eixos investigativos: (1) percepção popular acerca da infidelidade virtual; (2) percepção de profissionais e propostas psicoterapêuticas; e (3) o que leva à infidelidade virtual.

Palavras-chave : Infidelidade virtual; Infidelidade; Internet; Revisão integrativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License