SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Infidelidade virtual: revisão integrativa da literatura científicaSentidos da violência psicológica contra idosos: experiências familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

EBLING, Sandra Beatris Diniz et al. O consumo abusivo de álcool entre mulheres rurais e suas relações familiares. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 120-131. ISSN 1679-494X.

Objetivo: analisar as relações familiares de mulheres rurais em consumo abusivo de álcool. Método: estudo qualitativo, descritivo, exploratório, cujos dados foram obtidos mediante entrevistas realizadas entre março e agosto de 2018, com 23 mulheres adultas em uso abusivo de álcool, residentes em áreas rurais da região Centro Ocidental do Rio Grande do Sul. Sendo submetidos à Análise textual discursiva, balizada pela Teoria Bioecológica de Desenvolvimento Humano. Resultados: as participantes vivenciam tanto relações familiares fragilizadas como protetoras. As fragilizadas se associam a sentimentos de desamparo e agravamento de conflitos existentes na família. As protetoras envolvem apoio e preocupação por parte dos familiares. Considerações finais: o estudo aponta para a necessidade de políticas públicas que considerem as particularidades das mulheres rurais em consumo abusivo de álcool e que os serviços de saúde, em especial os profissionais psicólogos estabeleçam estratégias que mobilizem as potencialidades das famílias, para reconstruir ou fortalecer as relações familiares.

Palavras-chave : Consumo de bebidas alcoólicas; População rural; Saúde da mulher.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License