SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Sentidos da violência psicológica contra idosos: experiências familiaresGuarda compartilhada em famílias pós-divórcio: a concepção de pais e mães índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Pensando familias

versão impressa ISSN 1679-494X

Resumo

MEDEIROS, Thaís Juliana; AGUIAR, Joyce  e  BARHAM, Elizabeth Joan. Envolvimentos no trabalho e na família: estudo de caso com mães trabalhadoras na função pública. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 147-160. ISSN 1679-494X.

Neste estudo, abordamos os desafios da conciliação trabalho-família em três mulheres com diferentes jornadas de trabalho (parcial, integral e extensa) na função pública. Para isso, utilizou-se um guia para a avaliação das mudanças, dificuldades, estratégias e ajustes realizados desde o nascimento das crianças. Foram conduzidas entrevistas semiestruturadas, utilizando-se análise de conteúdo para interpretação dos dados. As participantes eram casadas, na faixa etária dos 30 anos, com filhos em idade pré-escolar e residiam no interior paulista. As jornadas variavam entre 25 a 55 horas por semana. A partir da análise das entrevistas, foram construídas seis categorias: qualidade de vida, casamento e filhos, trabalho, ajustes e estratégias, suportes sociais e jornada de trabalho. A gestão do tempo na conciliação trabalho-família pode ser estressante e cansativa, especialmente para aquelas que são recém-mães. No entanto, novas adaptações e os apoios familiar e organizacional contribuem para que o desempenho dos papéis profissionais e familiares seja satisfatório.

Palavras-chave : Equilíbrio trabalho-família; Conflito trabalho-família; Envolvimento na família; Envolvimento no trabalho; Jornada de trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License