SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Work and family involvements: case study with working mothers in the civil serviceTrapped in captivity or dancing to someone’s tune?: Reflections on the sexuality of the contemporary couple author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Pensando familias

Print version ISSN 1679-494X

Abstract

CHRISTOFARI, Gabriela Clerici et al. Guarda compartilhada em famílias pós-divórcio: a concepção de pais e mães. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 161-175. ISSN 1679-494X.

Entende-se que a separação conjugal acarreta desdobramentos no ciclo de vida familiar, em especial, quando envolve o exercício da parentalidade. Este estudo, de caráter qualitativo e exploratório buscou discutir a experiência da guarda compartilhada na perspectiva de pais e mães divorciados. Integraram a pesquisa três pais e três mães divorciados com filhos crianças de até onze anos de idade, com regime de guarda compartilhada. Os instrumentos utilizados foram o questionário de dados sociodemográficos e uma entrevista individual. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo temática. Os participantes indicaram dificuldades na implementação de uma guarda de fato compartilhada no dia a dia das famílias. Aspectos não resolvidos da relação conjugal comprometem a relação coparental. Com isso destaca-se o papel da Psicologia para ampliação das discussões sobre a convivência parental e a aplicabilidade da guarda compartilhada.

Keywords : Divórcio; Guarda compartilhada; Relações familiares.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License