SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Guarda compartilhada em famílias pós-divórcio: a concepção de pais e mãesDesenvolvimento de um protocolo de diagnóstico sistêmico familiar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Pensando familias

versión impresa ISSN 1679-494X

Resumen

TROMBETTA, Paula  y  HINTZ, Helena Centeno. Presos no cativeiro ou sintonizados na dança?: Reflexões acerca da sexualidade do casal contemporâneo. Pensando fam. [online]. 2020, vol.24, n.2, pp. 176-192. ISSN 1679-494X.

A sociedade atual demonstra um perfil voltado ao individualismo trazendo um novo impacto no constructo relacional do casal contemporâneo. A intimidade hoje é vista como primordial para iniciar um relacionamento, porém essa mesma intimidade acaba repercutindo no desejo erótico dos parceiros haja vista a necessidade de manutenção da individualidade. Para compreender o efeito da intimidade na sexualidade do casal moderno, o presente artigo buscou comparar duas diferentes vertentes teóricas das dificuldades sexuais dos casais por autoras que são referências na área de terapia de casal da atualidade. Para tanto, o estudo apresentou o relato de dois casos clínicos com diferenças em seus funcionamentos, mas com a mesma demanda de infrequência sexual.

Palabras clave : Casal contemporâneo; Sexualidade; Terapia focada nas emoções; Teoria do apego.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License